1º SALÃO DE ARTES
MINAS-RIO
BRASIL
28 de setembro a 27 de outubro de 2012 – Manhuaçu/MG


R E G U L A M E N T O


I - Objetivo:
O 1º Salão de Artes “MINAS-RIO BRASIL” tem como objetivo estabelecer o intercâmbio artístico dentro do Território Nacional, divulgando artistas e suas obras, tendo como cidade promotora do evento Manhuaçu/MG, sede da Escola de Arte Gênios da Pintura e da ACLA/MG- Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais, tendo como apoio institucional do Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu e Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Manhuaçu.
A organização e realização deste salão são de responsabilidade da Escola de Arte Gênios da Pintura CNPJ: 03.314.940/0001-43 sob a Curadoria Geral do Comendador Fabrício Santos.
Este salão tem uma parceria entre a Escola de Arte Gênios da Pintura com a Curadoria Geral do Comendador Fabrício Santos e a Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais com sede em Manhuaçu a Rua Alencar Soares Vargas, nº 41, centro, Manhuaçu/MG.
A solenidade de encerramento e premiações será na noite de 27 de outubro de 2012 - Jantar de Gala do 3º Aniversário da Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais na sede do Clube das Mães/Lions Club Flor de Manacá de Manhuaçu, no bairro Coqueiro às 20:00h.

II – Inscrições:
As inscrições serão realizadas no período de 17 de agosto a 05 de setembro de 2012.
As inscrições serão feitas em impresso próprio (ficha de inscrição ou cópia da mesma), acompanhada de dossiê do artista. É necessário o completo preenchimento da mesma datilografada ou em letra de forma. Só serão aceitas fichas assinadas pelo artista ou procurador através de instrumento específico. Podem ser enviadas por e-mail scaneadas – e-mail: minasrio-eventos@hotmail.com .
O dossiê é composto pela ficha de inscrição, currículo e máximo de 2 fotos de cada obra, tendo o limite de 2 obras enviadas, por artista. Recomendamos fotos tamanhos 15x21cm. Todas as fotos ou cópias deverão conter no verso o nome do artista, dimensões da obra, título, material utilizado, categoria e ano de execução. Não serão aceitos dossiês maiores que 21x33cm (formato A4 ou ofício). Estes materiais poderão ser enviados pelo e-mail: minasrio-eventos@hotmail.com .
Só serão aceitas inscrições de obras produzidas a partir do ano de 2010. Poderão participar artistas de todo território nacional. Os artistas de outros países também poderão participar se atenderem aos critérios expostos no regulamento. As inscrições serão nas categorias de Desenho, Fotografia, Arte Digital e Pintura em Tela ACADÊMICA (entenda-se por Acadêmica as pinturas do tipo clássico, impressionista sendo paisagens, figurativas, naturezas mortas e pintura tradicional) e Pintura em Tela MODERNA (entenda-se por moderno as pinturas abstratas, figurativas com fundo abstrato, aplicações de técnicas, obras que fujam do tradicional), não aceitando cópias de trabalhos já existentes.
As inscrições deverão ser enviadas para o Curador Geral Comendador Fabrício Santos, localizado à Rua Padre Fortunato de Carvalho, 69-b, Santo Antônio, Manhuaçu/MG – CEP: 36.900-000 ou o dossiê do artista, documentos assinados e scaneados, juntamente com as fotos das obras e comprovante de depósito para o seguinte endereço eletrônico de e-mail: minasrio-eventos@hotmail.com ou com_fabricio@yahoo.com.br , telefone para maiores informações: Cel.: (33)8437-3431(claro), (33)9105-8309 (tim).
O Curador Regional no Estado do Rio de Janeiro é o Marquês Dom Iguaci Junior, que estará orientando com relação às inscrições e encaminhando para a Curadoria Geral de Minas Gerais. Cel.: (21)8360-5299.
Os artistas poderão se inscrever nas modalidades de Desenho, Fotografia, Arte Digital e Pintura em tela entre Acadêmica e Moderna (com utilização de técnicas variadas). Não poderão ser inscritas obras de artistas já falecidos.
As obras de Desenho, Fotografia e em Tela poderão ter no máximo 1,00 x 1,00m, incluindo moldura, e não poderão ser inferiores a 0,30 x 0,40cm ou tamanho A3, sendo desclassificadas aquelas que não obedecerem às medidas estabelecidas.
Os artistas inscritos deverão entregar as obras no período de 06 a 17 de setembro de 2012, identificadas com nome do artista, dimensões, título, material, categoria e ano de execução, impreterivelmente.
As obras deverão estar acompanhadas da cópia do comprovante de depósito de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais) para uma obra, e no valor promocional R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para duas obras podendo ser de categorias diferentes.
CONTA PARA DEPÓSITO: Caixa Econômica Federal
AGÊNCIA: 0131 Operação: 013
CONTA POUPANÇA: 81956-0 Favorecido: Fabrício Souza Santos
Os artistas residentes fora de Manhuaçu deverão encaminhar as obras por conta própria, ao Curador Geral Comendador Fabrício Santos, conforme endereço no item 7. As mesmas deverão chegar ao local de destino até o dia 17 de setembro de 2012.
O salão não se responsabilizará por danos que os trabalhos venham a sofrer durante o transporte e o período da exposição, cabendo aos artistas assegurá-los contra danos e riscos de qualquer natureza.
As obras deverão ser retiradas do salão até 30 dias após o encerramento do mesmo. As obras de fora de Manhuaçu serão enviadas, com frete a pagar até 30 dias após o encerramento da exposição.
Para os artistas residentes em Manhuaçu, a retirada dos trabalhos deverá acontecer de segunda a sexta feira, das 9:00 às 19:00h, junto à Administração da Central das Artes Família Santos na sede da ACLA/MG, Rua Alencar Soares Vargas, 41, centro, Manhuaçu/MG.

III– Exposições:
Será realizada no espaço do Manhuaçu Shopping e Central das Artes Família Santos sede da ACLA/MG. Haverá vernissage de abertura das exposições no dia 28 de setembro, das 19:00h às 23:00h, na rua Alencar Soares Vargas, 41, centro, Manhuaçu/MG.

IV – Premiações/TROFÉUS e Certificados:
Serão concedidos troféus de Mérito Cultural Samuel Brandão patrono da ACLA/MG, para os primeiros colocados de cada categoria inscrita.
Serão concedidos pela Escola de Arte Gênios da Pintura, premiação em medalhas, sendo medalhas de Ouro, Prata e Bronze, para os três primeiros colocados de cada categoria.
Receberão Menção Honrosa, sendo escolhida 1 (uma) obra em todas as categorias. Todos os artistas receberão certificado de participação de HONRA AO MÉRITO CULTURAL da ACLA/MG – Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais.
Caberá a Escola de Arte Gênios da Pintura sob a Curadoria Geral do Comendador Fabrício Santos, receber comissão do valor que for determinado na ficha de inscrição sobre as obras que por autorização do autor forem comercializadas, da seguinte forma: 20% (vinte por cento). O acerto das obras vendidas será feito em até 20 (vinte) dias após o término do Salão pelo Curador Comendador Fabrício Santos.

V – Disposições gerais:
As obras não poderão ser retiradas ou alteradas antes do enceramento do 1º Salão de Artes Minas-Rio Brasil 2012.
Imagens de todas as obras poderão ser utilizadas pela Escola de Arte Gênios da Pintura para divulgação do evento em toda mídia.
Os interessados em participar do Salão poderão consultar o regulamento e/ou imprimir a ficha de inscrição através do site www.minasrio-eventos.blogspot.com . Também poderão sanar dúvidas através dos telefones: (33)8437-3431 /(33)9105-8309 – Comendador Fabrício Santos. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora e será incontestável.

Comentários

Postagens mais visitadas