DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE CULTURA PROMOVE DIVERSOS EVENTOS EM MANHUAÇU EM 2011.

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE CULTURA PROMOVE DIVERSOS EVENTOS EM MANHUAÇU

2011-11-07(VEJA A MATÉRIA COM FOTOS NO SITE www.diariodemanhuacu.com.br)

MANHUAÇU – De janeiro a outubro deste ano, o Departamento Municipal de Cultura, através do diretor Fabrício Santos, promoveu diversos eventos que alavancaram a cultura no município. Dentre eles, os destaques são o Encontro de Bandas e o 1° Concurso de Graffiti. Vamos relembrar alguns deles


SHOW PELA PAZ:
Iniciando os trabalhos culturais do ano de 2011, no dia 2 de janeiro o cantor e deputado federal Eros Biondini se apresentou em Manhuaçu, juntamente com a banda local Elos da Graça. O Diretor Municipal de Cultura Fabrício Santos, participou do evento como convidado juntamente com seus familiares.

ICMS CULTURAL:
O Departamento de Cultura arduamente para resgatar a verba do ICMS Cultural. Servem de bases para pontuação e para repasse de recursos, a criação de uma Lei Municipal de Patricmônio Cultural, Programas de Educação Patrimonial, tombamento de bens culturais, elaboração de inventário de proteção ao acervo cultural, além de outras ações como investimentos em manifestações artísticas. Os valores do repasse, estimados por ponto, garantem ao município uma verba extra que pode ajudar no orçamento das Prefeituras.

CAMINHOS DO SABOR:
Entre os dias 21 e 24 de janeiro foi realizado o projeto “Caminhos do Sabor”, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel MG) em parceria com o Ministério do Turismo e Sebrae. Durante o evento as empresas e profissionais da cidade que participaram de todas as etapas receberam a certificação. O projeto “Caminhos do Sabor” tem como objetivo potencializar os destinos turísticos do Brasil, trabalhando a gastronomia como vantagem competitiva. Sua realização é feita em cinco etapas: envolvimento das lideranças locais; pesquisa de oferta e demanda; plano de ação do destino; lançamento oficial e desenvolvimento empresarial.O Diretor Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu Fabrício Santos trabalhou na implantação,estruturação e equipe de governança do projeto em Manhuaçu, alcançando um êxito de 49 empresas participantes.

SECRETÁRIA DE ESTADO DE CULTURA:
A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, visitou Manhuaçu no dia 26 de fevereiro. Ela participou de uma confraternização entre amigos no evento chamado “Encontro dos Amigos da Viola”, realizado no clube AABB.O Diretor Municipal de Cultura Fabrício Santos recebeu a Secretária de Cultura na solenidade da Academia Manhuaçuense de Letras.

DIA DA ÁGUA:
A conscientização sobre a importância do uso racional da água deve começar cedo, tanto em casa como na escola. E quando essa consciência vira projeto é motivo de orgulho redobrado. Assim, o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (COMDEMA), em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente, IEF, COAMMA, Sindicato Rural, Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu, Poder Legislativo e Escola Estadual Renato Gusman, fizeram uma visita à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

TROFÉU LEAM 2010:
Para premiar os esportistas que fizeram sucesso no ano passado, aconteceu na Câmara de Vereadores, a entrega do Prêmio LEAM 2010. A iniciativa da Liga de Esportes Amadores de Manhuaçu (LEAM) envolveu a Secretaria de Esportes e o Conselho Municipal de Esportes. A cerimônia de premiação foi elaborada para premiar os destaques do esporte manhuaçuense e contou com a presença do Diretor Municipal de Cultura e Turismo Fabrício Santos. Além dos atletas, foram reconhecidos os empresários, entidades e ações que divulgam e elevam o nome de Manhuaçu no cenário esportivo regional, nacional e internacional.

RANK BRASIL:
O Diretor Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu Fabrício Santos entrou para o Rank Brasil depois de fazer a maior pintura sacra do Brasil. O projeto foi planejado de acordo com a encomenda feita pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Bom Despacho/MG de uma pintura de 10,0 x 4,0 metros p/ o teto da igreja. Ele teve que primeiramente pesquisar sobre o tipo da cola que pudesse fixar a tela no teto da igreja e que atendesse a todos os padrões de segurança, resistência e facilidade de aplicação. Após encontrar a cola perfeita para o trabalho, ele encomendou sete pedaços de tecido de algodão cru, já preparado para pintura e com tratamento antimofo. Depois chegou a parte mais difícil, que foi desenhar a imagem da santa em tamanhas proporções. Fabrício utilizou a experiência em desenho anatômico e conhecimentos das leis de perspectivas para riscar com giz de cera e com o auxílio de um barbante, a figura da santa. A tela foi pintada com técnica mista de óleo e acrílica s/ tela. Para deixar a imagem em perfeitas condições, o artista contou com a ajuda da esposa, Marilza Santos e do irmão, Fábio Santos, que compõe a equipe de trabalho.

TOMBAMENTO DA CAPELA DO HCL:
O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Manhuaçu (CMPCM) aprovou, por unanimidade, o tombamento da Capela de Santa Terezinha que fica no Hospital Cesar Leite (HCL). Para o presidente da entidade, Fabrício Santos, esta é uma grande conquista.

MANHUAÇU PENSANDO EM SUSTENTABILIDADE:
Foi lançado em junho deste ano o projeto “Manhuaçu pensando em sustentabilidade. A ação foi idealizada por diversas empresas de cidade e conta também com o apoio de vários órgãos públicos como o Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu. O objetivo do projeto é conscientizar toda a população manhuaçuense quanto aos cuidados que devem ser tomados em relação ao meio ambiente. Houve apresentações de dança, além de exposições de roupas e artesanatos confeccionados a partir de materiais reciclados e que são produzidos por pessoas da cidade.

CARAVANA CAFÉ E CULTURA:
No dia 18 de setembro, no distrito de Vilanova, foi realizado o segundo evento da “Caravana Café e Cultura”. O projeto tem como objetivo trabalhar o processo de reconhecimento dos valores culturais do município, contribuindo para a formação de uma consciência crítica e cidadã em relação às práticas culturais da sociedade manhuaçuense e tem como Coordenador Geral o Comendador Fabrício Santos. O primeiro evento da Caravana foi realizado em São Pedro do Avaí no dia 10 de julho deste ano. A ação conta com diversos tipos de atrações artísticas como músicas e exposições.

ENCONTRO DE BANDAS:
A Praça 5 de Novembro transpirou cultura com a realização do 2º Encontro de Bandas de Manhuaçu realizado pelo Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu. O evento contou com a participação de diversas bandas de música de várias cidades da região. Além de feiras de artesanato e área de lazer para as crianças. A comunidade também compareceu em grande número ao local.

MANHUANÇUENSE VENCE CONCURSO DE GRAFITE:
O campeão do 1º Concurso de Grafite da cidade foi o artista manhuaçuense Miguel, mais conhecido como Mago. Sua obra foi escolhida entre os dez trabalhos que estamparam os muros do Estádio Municipal Juscelino Kubitschek. O desenho realizado por Mago retratou importantes pontos da cidade, como a Matriz de São Lourenço, a Ponte dos Arcos e a Estátua do Cafeicultor. Monumentos que são tidos como símbolos de Manhuaçu. Além de também relembrar a linha férrea, que já passou pela cidade. O segundo lugar do concurso foi para o artista de Manhumirim, Alexander (Makanak) e a terceira colocada foi a competidora vinda da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, Lya Alves. Alexander e Lya empataram na segunda colocação e foi o público presente que decidiu quem seria o vice-campeão do evento.A Coordenação Geral do Projeto foi do Diretor Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu Fabrício Santos.

DIA DA ÁRVORE:
Em comemoração ao Dia da Árvore, que foi celebrado no dia 21 de setembro, o Centro Regional de Educação Ambiental “Ecolândia”, que é uma parceria entre Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e a Policia Militar de Meio Ambiente, realizou seu primeiro evento efetivo. Crianças de quatro escolas municipais da cidade e também alunos do projeto “AABB Comunidade”, foram convidadas para participarem de uma aula de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. Elas puderam assistir a vídeos educativos e também a um filme infantil com o tema relacionado ao meio ambiente a e sua preservação. Uma muda de árvores também foi plantada em comemoração ao dia e ao evento.O Departamento Municipal de Cultural e Turismo de Manhuaçu apoiou e marcou presença neste evento.

DESFILE CÍVICO:
No dia 7 de Setembro foi realizado na Praça Cordovil Pinto Coelho, o Desfile Cívico de Manhuaçu. O evento, que comemorou o Dia da Independência do Brasil, contou com a participação de diversas instituições da cidade, dos mais diferentes seguimentos. A população de Manhuaçu compareceu em grande número para acompanhar o evento. Muitos cidadãos presentes ressaltaram a importância do Desfile de Independência e elogiaram as comemorações.O Diretor Municipal Fabrício Santos participou do evento desfilando por duas entidades: ACLA/MG e ROTARY CLUB.

Comentários

Postagens mais visitadas