APROVADO TOMBAMENTO DA CAPELA DE SANTA TEREZINHA DO HCL - 18 de julho de 2011 pelo CMPC DE MANHUAÇU/MG.

APROVADO TOMBAMENTO DA CAPELA DE SANTA TEREZINHA DO HCL -2011-07-19
Matéria do Jornal Diário de Manhuaçu - site: www.diariodemanhuacu.com.br

MANHUAÇU – Em reunião na tarde desta segunda-feira (18), o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Manhuaçu (CMPCM) aprovou, por unanimidade, o tombamento da Capela de Santa Terezinha que fica no Hospital Cesar Leite (HCL). Para o presidente da entidade, Fabrício Santos, esta é uma grande conquista.
De acordo com a consultora de Patrimônio Cultural, Simone Ramos, um dos principais pontos discutidos na reunião foi a importância de tombamento dos patrimônios materiais e imateriais de Manhuaçu. “Foi debatida e aprovada a necessidade de se preservar a história do município, efetuando as ações que os Governos Estadual e Federal têm propostos para as cidades”, disse Simone.
No sentido de levantar os bens materiais e imateriais do município foi proposta e aprovada a criação de um inventário. “Esta é uma novidade este ano, o tombamento dos saberes, das manifestações culturais, inclusive da capoeira presente por um grupo em Manhuaçu”, explicou a consultora.


OUTRAS DISCUSSÕES
Ainda dentro da reunião foi apresentado relatório de realização do projeto Caravana Café e Cultura, evento realizado no dia 10 de julho no distrito de São Pedro do Avaí. Além disso, está agendada a realização do programa em Vilanova e Dom Correa.
Os conselheiros discutiram também o agendamento do projeto Jornada Mineira de Patrimônio Cultural, previsto para ser realizado do dia 9 a 11 de setembro. “Esta ação consiste em pinturas de grafite nos muros do Estádio JK. Em breve, vamos apresentar de forma mais detalhada alguns pontos deste projeto para a comunidade”, explicou Fabrício.

2° ENCONTRO DE BANDAS
No dia 7 de agosto acontece no município o 2° Encontro de Bandas de Manhuaçu. O evento já tem confirmadas as presenças de 15 bandas de música de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
“Teremos ainda uma feira cultural que será organizada entidades da cidade de Guaçuí (ES) e de distritos de Manhuaçu que trabalham com artesanato e ações ambientais. Será feita também uma rua de lazer para as crianças”, pontuou o presidente do conselho.

Comentários

Postagens mais visitadas