Eliane Parreiras - Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais


Eliane Parreiras

Formada em Comunicação Social, pela PUC-MG, é pós-graduada em Gestão em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão Cultural, pelo IEC – Instituto de Educação Continuada.

Atua nas áreas de gestão e produção cultural há mais de 15 anos, em instituições públicas e privadas com ampla experiência na gestão de espaços culturais e em marketing cultural. Foi Assessora de Comunicação do Museu de Arte da Pampulha, no período de 1997 a 1999. Trabalhou na Fundação Clóvis Salgado, no período de 1999 a 2002, como Assessora de Marketing e Captação e Superintendente de Programação.

Foi diretora executiva do Instituto Cultural Usiminas de 2002 a 2009, gerindo no período investimentos da ordem de R$ 150 milhões, em Minas Gerais e São Paulo, gerando mais de 5 mil empregos diretos por ano para a atividade cultural, beneficiando mais de 6 milhões de pessoas/ano e fazendo da empresa a maior patrocinadora cultural de Minas Gerais e uma das mais importantes incentivadoras de cultura do país, nesse período.

Também no Instituto, colaborou diretamente para a consolidação do pólo cultural do Vale do Aço, incentivando a produção regional através de patrocínios e da gestão do Teatro Zélia Olguin e do Centro Cultural Usiminas, que movimentaram mais de 1,5 milhão de pessoas. Nesse período, implantou o Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, referência de qualidade, e do Teatro Cleyde Yaconis, no Centro Empresarial do Aço, em São Paulo.

Como professora, ministrou diversos cursos, inclusive em pós-graduações, nas áreas de gestão cultural, marketing cultural, produção cultural e patrimônio cultural. Realizou estágio internacional no Japão em importantes instituições culturais de Tokyo e Kyoto e foi Coordenadora Geral da Comissão Mineira para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

No Governo de Minas, integrou a equipe executiva do Circuito Cultural Praça da Liberdade, onde participou do desenvolvimento do modelo de gestão do Programa, no ano de 2009. Foi presidente da Fundação Clóvis Salgado no período de dezembro de 2009 a dezembro de 2010.

É Secretária Geral do Conselho Curador da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, desde junho de 2009.

Recebeu a Medalha da Inconfidência em 21 de Abril de 2010 e o Prêmio Reconhecimento Cultural do Prêmio Usiminas Sinparc de 2009, por sua atuação cultural.

fonte: http://www.cultura.mg.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas